O Estado do Piauí tem uma configuração geográfica longitudinal com 1.468 km de extensão e 450 km de largura, perfazendo mais de 251 mil km² em área territorial.
Apesar de possuir um grande potencial hídrico, o abastecimento da população, da agricultura e produção de energia, ainda é deficiente. O Rio Parnaíba, maior rio do estado com seus 1.475 km de extensão não foi bem cuidado, e em alguns locais, em certas épocas do ano fica bem fraquinha, devido as matas ciliares haverem sido depredadas.


Desta forma, o MPL surgiu para desenvolver um estudo avançado que busque implantar o desenvolvimento econômico sustentável adequando as potencialidades a um tripé produtivo que renda alimento e recursos financeiros para as famílias em vulnerabilidade alimentar.


1) Piscicultura, fruticultura, proteína animal e apicultura, seguirão as orientações dos técnicos a serem aplicadas no setor primário, nos 50 municípios que descreveremos a seguir.
2) Cursos de artesanato em palha, fio de algodão, couro e madeira, corte e costura, pintura de telas e esculturas de pedra sabão serão disponibilizados para as donas de casa.
3) Cursos técnicos voltados para a comunicação e tecnologia da informação, com ensinamentos que vão desde o hardware e software, até a manutenção de celulares, estarão à disposição das associações de moradores, cooperativas e comunidades que demonstrem interesse em compor.


Certos de que estaremos contribuindo com o desenvolvimento dos piauienses, trazendo um apoio para o conhecimento de novas matérias que serão aplicadas no cotidiano de cada município, acompanhe onde cada um desses segmentos econômicos será implantado.

Grato,
Jorge Machado – Criador do conceito MPL